Thursday, July 7, 2011

Bruschetta

Um prato muito apreciado por vegetarianos e uma boa escolha de aperitivo, bruschetta (uma típica receita italiana criada a meados do sec. XV) é basicamente pão torrado com tomate.
O método tradicional inclui torrar o pão no forno, cobrir depois com azeite, especiarias (sal, pimenta, orégãos), esfregar com alho e servir com uma espécie de salada de tomate.

Ingredientes:
- Tomate (cherry ou redondo, desde que não seja dos enlatados) q.b. (1 tomate e 1/2 por pessoa)
- Azeite q.b.
- Vinagre (prefiro o balsâmico)
- Especiarias (sal, pimenta, oregãos e manjericão, de preferência fresco)
- cebola q.b.
- alho q.b.
- pão q.b. (de preferência um que fique rijo após ser torrado)

Preparação:
Vou dar um exemplo de como fiz da última vez.
Cortei 1 tomate grande e 4 tomates cherry em cubos (sem as peles - deixei repousar em água quente para serem mais de pelar), adicionei 1 c.sopa de azeite, 1/2 c.sopa de vinagre balsâmico, 1 c.chá de molho pesto (não tinha manjericão fresco), sal, pimenta, orégãos, alho em pó, deixando repousar no frigorífico durante cerca de 10 minutos. Entretanto, convém torrar o pão - prefiro utilizar o pão saloio, nao é muito pesado e não ensopa o que é bom, sabendo que vai entrar em contacto com o líquido da salada, assim não estraga o efeito estaladiço do pão.




Arranjar num tabuleiro as fatias de pão e colocar no forno (no modo grill ou, caso não tenha dessas modernices, como é o caso do meu, cerca de 150º) virando de 2 em 2 minutos até obter o aspecto desejado (a torradeira é um alternativa mais fácil).
Servir o pão torrado com azeite, especiarias e o esfregado em alho (método tradicional italiano) mais a salada de tomate como topping.



Não utilizei cebola na mistura de tomate, mas também não a exclui da receita. Decidi caramelizar 1 cebola à parte para servir como "topping" extra.


No comments:

Post a Comment