Saturday, June 16, 2012

Ervilhas com ovos escalfados - à minha maneira

Ervilhas - legumes ricos em fibra, vitaminas K, C, B1, B6 e A e extremamente saciantes, principalmente se forem utilizados como ingrediente principal. 
Tenho uma fascinação por tentar comer sempre legumes em cada refeição que posso, mas a salada não é minha amiga, deixa-me pouco saciada e só me dá menos vontade de a voltar a comer.
O truque que tenho vindo a aprender é escolher bem os legumes, e os ingredientes adicionais para disfarçar aquele sabor a "vegetariano extremo". Nunca dispenso a carne, a não ser para substituí-la por grânulos de soja (muito bom em lasanhas e massas bolonhesas), ainda por cima vivendo com 3 rapazes que não comem verdes por vontade própria! Pelo menos fico de consciência tranquila por contribuir fibras e vitaminas nas suas alimentações.


Ingredientes:
- 350g ervilhas
- 1 ovo por pessoa
- 3/4 chávena cebola picada
- 1 chouriço 
- 1 frasco de salsichas tipo hot dog
- 3/4 fatias de bacon 
- 1 cenoura
- 2 dentes de alho
- 1/2 c.s. azeite
- 2 tomates pelados e sem caroços
- 3 c.s. de polpa de tomte
- sal e pimenta q.b.
- molho piri piri (ou tabasco)
- batatas cozidas ou assadas (opcional)

Procedimento:
Refogar cebola, alho, azeite, tomate, chouriço e bacon até alourar. Juntar salsichas e polpa de tomate. 
Adicionar ervilhas, cenoura e agua para tapar. Cozer durante 30 minutos lume brando.

Par os ovos escalfados utilizei um método diferente - em vez de cozer os ovos juntamente com as ervilhas, escalfei-os à parte de forma a que a gema ficasse líquida. Ás vezes cozer tudo junto faz com que os ovos fiquem muito rijos. Este método também permite congelar os restos do refogado de ervilhas para outra altura, sem ter que congelar ovo. Da próxima vez é só descongelar, escalfar uns ovos, juntar e comer.

Outra coisa, fiz batatas assadas no forno e servi como base do prato, para ficar mais crocante!

1 comment:

  1. Ola, adoro o teu blog, estou a começar agora as minhas experiencias culinárias, e vou experimentar esta receita. Tem optimo aspecto :) obrigada

    ReplyDelete