Friday, July 22, 2011

Leite - bom ou mau?

Leite - faz bem ou mal?


Várias polémicas concerne a ingestão diária de leite, a verdade é que somos o único mamífero que continua a bebê-lo durante a vida adulta o que tem levantado várias questões sobre o seu impacto na saúde.

Estudos feitos demonstram que o leite ajuda a emagrecer, isto porque o cálcio é um forte aliado no metabolismo celular diminuindo a tendência para a obesidade.
No entanto, há casos de intolerâncias, tanto da proteína como do açucar presentes no leite (caseína e lactose respectivamente) o que provoca diversos sintomas (entre os quais dores de cabeça, irritações epidérmicas e cólicas). Nestes casos não se justifica a ingestão do leite, devendo procurar  alternativas como espinafres, aveia, peixes e frutos secos, alimentos ricos em cálcio que, em quantidades acertadas, terão o mesmo efeito, opções até mais benéficas devido à diversidade de minerais e vitaminas presentes em simultâneo.

Para quem tem um sistema digestivo frágil pode sempre optar por iogurtes - esta versão fermentada do leite contém bactérias importantes para a flora intestinal e a absorção de lactose e caseína no intestino é feita em muito menor quantidade.

O leite, para além dos constituintes que referi anteriormente, também contém vitaminas A, D, riboflavina, potássio, magnésio e sódio - protecção dos ossos, do sistema cardiovascular, diminuição da tendência de diabetes e obesidade.

É óbvio que qualquer alimento em excesso não faz particularmente bem, é preciso ter cuidado com as quantidades, estas variando de pessoa para pessoa, pois todos temos um organismo diferente :)




No comments:

Post a Comment