Saturday, September 7, 2013

S'more Brownies

Acreditam se vos disser que nunca comi um s'more? Ah, pois é. Às vezes, ser americana não quer dizer que seja uma pro no fast food e delicias ultracalóricas do país mais obeso do mundo. Decidi então inventar com os brownies, ao acrescentar bolachas tostadas e marshmallows - apenas mais uma versão destes bolinhos mega gulosos, que até resultou bem!

Ora bem, para quem não sabe o que é um s'more, terei que explicar: costume originado dos acampamentos, do acto de fazer uma fogueira e contar histrórias enquanto se aproveita do fogo para derreter marshmallows num pau random encontrado na floresta. Sem queimar, claro, o objectivo é derretê-lo ligeiramente, tostá-lo por assim dizer, e utilizar a delícia como recheio de uma sanduíche de Graham cracker (aka - um género de bolacha tostada) e uma barra de chocolate Hershey que derrete ao lado da maravilhosa almofadinha quente. Deve ser uma delícia, realmente nunca provei, mas só porque quero fazê-lo quando for acampar! Coisa que ainda não tive oportunidade de fazer.


O dito S'more - O dia internacional desta iguaria é celebrado a 10 de Agosto.

Bem, de volta à receita. Basicamente é fazer brownies! Hummm, brownies. Eu sei, sozinhos são deliciosos, mas a minha mãe está constantemente a chatear-me para os fazer que preciso mesmo de variar de vez em quando! E esta inspiração deu para comemorar as minhas raízes, ao celebrar um pouco da gastronomia americana que já é tão rica (not) que por vezes é difícil de decidir o que fazer. Lol

Ingredientes:
- 100 g chocolate culinária
- 1 chávena de açucar
- 2 ovos
- uma pitada de sal
- 3/4 chávena de farinha
- 1/2 chávena de manteiga
- bolacha tostada e marshmallows q.b.

Procedimento:
Derreter a manteiga e o chocolate em banho-maria - atenção que a água NÃO pode tocar no fundo da tigela, deve ser a energia térmica do vapor a derreter os ingredientes. Assim que estiver tudo derretido, atenção para mexer de vez em quando, retirar do lume. Juntar o açucar, mexer. Adicionar rapidamente os ovos mexidos, mexer. Adicionar o sal e aroma de baunilha se desejado (aqui o sal funciona como intensificador de sabor, dá um gosto muito bom, é como colocar pistáchios por cima, o contraste do doce e do salgado é uma sensação orgásmica para as papilas gustativas). Adicionar a farinha de uma só vez, ATENÇÃO para não mexer em demasia. Isto é muito importante uma vez que não é um bolo e o objectivo não é que ele cresça, mas sim que fique gooey e húmido.




Após os passos acima, cortar alguns marshmallows e partir umas quantas bolachas tostadas. Também podem utilizar bolachas Maria.



Juntar os marshmallows aos poucos, uma vez que cortados tendem a pegar porque o interior é pegajoso.


Untar uma forma e dispôr o aparelho uniformemente. Pré-aquecer o forno a 175ºC e cozinhar cerca de 20-30 minutos - dependendo do grau de cozedura pretendido.


Adicionar as bolachas perto do fim, para que não absorvam o líquido. Basta retirar do forno, espalhar e com um dedo pressionar ligeiramente.


Voilá. Brownies ala S'mores!


Por curiosidade, os marshmallos derreteram completamente, se pretenderem manter a forma, aconselho a adicioná-los perto do fim como as bolachas, mas este resultado foi deveras interessante. Ficaram mega chewie, gooey e crunchy. Ao desfazer os brownies com as mãos é possível ver o que resta dos marshmallows a esticar como se fosse queijo derretido. Humm, fantástico.

Boas gulas, xoxo Meg


No comments:

Post a Comment