Sunday, September 8, 2013

Pica pau no pão com o ovo escalfado perfeito

Fãs do Masterchef, preparem-se que aqui vai um relato fidedigno de uma eggsperience muito boa - o ovo escalfado perfeito. Para quem não se lembra ou nunca viu, há um episódio acerca de como se faz o tal ovo escalfado em plástico aderente - e acreditem que funciona mesmo! Tem como vantagens: 1. Se nunca escalfaste um ovo, é desta que vais conseguir; 2. É possivel escalfar vários ao mesmo tempo; 3. Fica bonito; 4. A panela torna-se mais fácil de lavar; 5. Não há desperdício de clara.

Passos:
- Arranjar uma mini tigela como na fotografia;
- Arranjar um pedaço de plástico aderente relativamente bem dimensionado que dê para segurar no ovo enquanto escalfa;
- Colocar o plástico aderente por cima da mini tigela;
- Espalhar um bocado de nada de azeite ou óleo para que o ovo não agarre;
- Empurrar o plástico de forma a forrar a tigela;
- Abrir o ovo e colocar na mini tigela;
- Temperar com sal e pimenta;
- Juntar o plástico aderente, apertar e das duas uma, ou fazer um nó ou utilizar um twisty para fechar (esta opção é muito mais fácil porque permite retirar o ovo depois de escalfado facilmente);
- Cozinhar o ovo em água abundante, sem esta estar a ferver loucamente;
- Retirar quando a clara estiver à consistência desejada (aconselho no mínimo 3 minutos) e colocar directamente em água fria;
- Empratar o ovo e comer.

Para o pica pau:
- Carne à escolha (aconselho de vaca);
- Óleo de amendoim;
- Alho laminado;
- Vinho branco;
- Mostarda com grão;
- Manteiga;
- Sal e pimenta.

Procedimento: 
Cortar a carne às tiras e temperar com sal e pimenta. Aquecer bem o óleo e fritar a carne até ao ponto desejado. Retirar e de seguida fritar o alho laminado (não em demasia porque senão queima), juntar vinho branco, uma colher generosa de mostarda e deixar evaporar o alcoól. Por fim, desligar o lume e ligar a manteiga. Este passo é muito importante senão a manteiga separa-se e não fica aquele molho aveludado. Regar a carne com o molho e servir a gosto!


Se tiverem sorte, ainda apanham um ovo duplo. Hehe


O antes e o depois.


O pica pau.


E voilá, o meu empratamento, acrescentei um pouco de estragão por cima, qualquer outra erva aromática de preferência também serve. O ovo não ficou tão escalfado como estava à espera, mas como tudo na cozinha, é uma questão de tentativa e erro. Embora este tenha ficado mega cremoso e gooey, para a próxima experimento com mais um minuto de cozedura para ficar perfeito.


O close up!


Huum, delicioso.

Boas gulas! xoxo Meg

No comments:

Post a Comment