Tuesday, June 7, 2011

Pizza



Devem pensar que a pizza é algo muito difícil de fazer, mas não é! Claro se quiserem fazer a massa ao invés de comprá-la já feita dá mais trabalho, mas nesta receita vou apenas indicar como se faz com as bases que se compram no supermercado. Há duas formas de fazer o molho, uma forma mais caseira e saborosa, outra mais rápida e desenrascada.




 Ingredientes:
Para o molho caseiro:
- salsa picada
- 1 tomate
- entre 100 a 200g de polpa de tomate
- 1 cebola
- 2 dentes de alho
- azeite
- 2 colheres de chá de sal grosso
- 3 colheres de chá de açucar
- 3 colheres de chá de especiarias para massas ou pizzas (se não estiver disponível, utilizar orégãos, alho em pó, manjericão e pimenta)
Confecção: Picar a cebola, o tomate e o alho, refogar com azeite q.b., adicionar as especiarias, sal e açucar. Deixar refogar até que os tomates virem polpa. Adicionar a polpa de tomate. Deixar cozer um bocado mais, provar e adicionar mais especiarias se acharem necessário.
Serve para duas pizzas.

 Para o molho rápido: Todos os ingredientes mencionados acima excepto o tomate, cebola e alho (utilizar estes dois ultimos ingredientes secos se disponível). Ou seja, é só misturar as especiarias à polpa de tomate, e utilizar menos azeite. Como este molho não tem um tomate inteiro, reduzir a quantidade de açucar para 2 colheres de chá.

Para a pizza mesmo:
Aconselho 3-5 ingredientes para que a pizza não fique sobrelotada.

A massa da pizza encontra-se em qualquer supermercado, mas no continente costumam ser mais baratas, aproximadamente 1,19 €.
Arranjar uma base daquelas de metal redondas para ir ao forno e colocar a massa (ainda com o papel agarrado), espalhar uma camada fininha de molho de tomate de forma a cobrir a massa toda.



Em relação ao queijo, costumo comprar dois tipo, o primeiro mozzarella e o segundo costumo escolher o emental, mas pode ser outro, como o queijo da ilha que fica muito bom. Misturar cerca de 100g de cada de forma a ficar uma mistura heterogénea. Cobrir a pizza com uma camada fina de queijo, de seguida colocar os ingredientes pretendidos e mais uma camada fina de queijo. Polvilhar com orégãos e salsa (opcional) e meter no forno (entre 150-200ºC pois a intensidade dos fornos varia) durante cerca de 15-20 minutos, até que a massa apresente uma cor dourada.



Exemplo da minha pizza: bacon, salame, cebola e tomates cherry.


Outro exemplo: pepperoni, cogumelos e queijo cheddar.


BOA PITADA!

No comments:

Post a Comment