Monday, May 30, 2011

Escolher as gorduras certas - um cuidado fundamental

As gorduras fazem parte da roda alimentar tal como os outros sectores de alimentos, apenas numa quantidade menor. No entanto, há algumas curiosidades acerca destas que muita gente não tem em consideração ao confeccionar refeições diárias, criando maus hábitos e aumentando o risco de doenças caridovasculares, entre outras patologias comuns em indivíduos que sofrem de obesidade e/ou de 3ª idade.

Dividida em dois grupos, a gordura pode ser considerada saturada (LDL) ou insaturada (HDL), sendo esta ultima mais benéfica que a primeira.
Exemplos de gorduras:


  1. Saturadas - manteiga, margarina, (gorduras sólidas a temperatura ambiente);
  2. Insaturadas - óleo vegetal (amendoim, girassol, côco), azeite, (gorduras líquidas a temperatura ambiente).


Na confecção de fritos deixo-vos o meu conselho, utilizem óleos vegetais porque aguentam altas temperaturas (<180ºC) e, como são gorduras insaturadas, ajudam a reduzir o colestrol "mau" do organismo e a ingestão de gorduras trans. 

O que acontece é que as gorduras saturadas a altas temperaturas transforma-se em gorduras trans e aumentam exponencialmente o colesterol mau no organismo. Em contrapartida, se as refeições forem confeccionadas com gorduras insaturadas (exº óleo de girassol) a ingestão do colesterol bom (HDL) até ajuda a combater o colesterol mau do organismo, impedindo a obstrução dos vasos sanguíneos e depósito de gorduras.

O azeite é um caso especial, acoselhado ao natural ou em refogados de legumes para ajudar a absorção de vitaminas como a A, D, C, K e licopeno (antioxidante presente no tomate que ajuda a proteger as células de radicais livres), mas não apropriado para fritar a altas temperatura.

Um problema em comer fritos fora de casa é que o tipo de óleo utilizado é desconhecido e reutilizado mais do que devia, mas isso não impede ninguém de apreciar um bom prato num restaurante esporadicamente. Mas quando se cozinha, há controlo sobre os ingredientes, portanto, porque não utilizar as gorduras mais apropriadas? :)



No comments:

Post a Comment