Tuesday, March 8, 2011

Massa com Atum

Escolhi esta receita como a primeira porque, como é óbvio, o atum é um dos ingredientes mais utilizados pelos estudantes.

Em Lagos há um restaurante que adoro, “O Charco”, era o meu restaurante de eleição para as “ladys night”. Eu e mais duas amigas minhas, a Sofia e a Rebecca, iamos sempre lá jantar, independentemente da ocasião.
Lembro-me da primeira vez que lá fomos, eu pedi bifinhos de peru com cogumelos, a Sofia não me lembro (sei que bebeu muito vinho, bebemos todas) e a Rebecca pediu, e nunca deixou de pedir, massa com atum.
Inspirei-me e no dia seguinte tentei recrear o prato em casa.

Ingredientes:
- 2 latas de atum
- Azeite q.b.
- ½ cebola
- 3 dentes de alho
- 1 tomate
- 1 caldo knorr (de preferência de massas, mas pode ser de galinha – pode ser de marca branca, costumo comprar da marca pingo doce ou minipreço)
- 2 colheres de chá de especiarias para massas
- polpa de tomate q.b.
- pimenta preta/branca e sal a gosto
- 2 colheres de chá de açucar
- orégãos q.b.

Ingredientes opcionais:
-cogumelos;
-cenoura;
-rebentos de soja;
-alho francês
-etc...

Picar a cebola, o alho e o tomate. Num tacho, juntar o azeite e o caldo e deixar refogar em lume médio. Juntar logo os ingredientes picados. Quando o refogado já estiver tipo em polpa, adicionar o atum, a polpa de tomate e as especiarias. Tapar e deixar a lume brando cerca de 5/10 minutos, mexendo esporadicamente.



Num tacho à parte, preparar a massa pretendida (tricolor, esparguete, macaroni, linguini, etc), de preferência “al dente”.
Polvilhar com queijo se desejar.


BOM APETITE :D

2 comments:

  1. muito bom :D espero por mais publicações destas ou melhores eheheh @

    ReplyDelete
  2. hehe obrigadaa :D és o meu fã nº1 LOL @

    ReplyDelete