Thursday, March 17, 2011

Frango à la Pesto

Gosto muito de utilizar ingredientes italianos, um deles sendo o molho pesto.
O molho pesto é uma mistura de azeite, queijo, manjericão, certos frutos secos como pinhas ou cajus.
Costumo comprar no supermercado, primeiro porque é barato, dura imenso tempo e dá menos trabalho.



Nesta receita, utilizo o molho pesto apenas para marinar o frango, que pode ser confeccionado de várias maneiras. Aqui vai o meu método de eleição!

Ingredientes:
- 400 g de peito de frango
- 3 dentes de alho picado
- 1 a 2 colheres de chá de sal grosso
- 1/2 colher de chá de pimenta branca/preta
- 1 colher de sopa de molho pesto
- sumo de limão (umas quantas gotas) ou 1 colher de sopa de vinho branco

O peito de frango que normalmente está à venda no supermercado é enorme, costumo sempre cortar em fatias mais finas, mantendo a área da dita posta de carne, mas com uma espessura menor para que o tempo de cozedura também o seja.

Preparação:
Após o arranjo da carne (cortes de gordura, tendões, etc), juntar os restantes ingredientes e misturar com a carne numa tigela ou prato (utiliza as mãos se for preciso, mas lava-as bem depois - perigo de salmonela).
Agora vem a parte chata, para marinar algum tipo de carne às vezes é preciso um tempo de repouso no frigorífico. Há pessoas que preparam na noite anterior à confecção, pessoalmente acho que um período superior a 30 minutos é desnecessário. Mas depende da carne, nesta receita vou grelhar postas de frango fininhas, se fosse assar um peru de 4 kilos, então 12-24 horas é uma boa pausa para marinar.
Podem obter o "grelhado" de várias formas, eu como não tenho um grelhador daqueles todos xpto, utilizo daquelas frigideiras com as saliências, tipo esta:


Aquecer muito bem a frigideira, lume médio/alto. Colocar os bifinhos na grelha e virar esporadicamente até apresentarm uma cor amarelada ou com marcas da grelha (cerca de 15 minutos, talvez menos), desde que o frango não esteja minimamente cru.

Um prato muito bom e versátil, dá para comer com massa, arroz, puré de batata ou até fazer uma salada de frango. Bom apetite :)

2 comments: