Thursday, October 17, 2013

Torta de côco

Aqui vai um doce que aprendi na faculdade o ano passado. Super-hiper-mega simples e tão delicioso! De certeza que já provaram o doce brasileiro quindim, bem isto é praticamente a mesma coisa mas versão torta.



Receita:
- 450 gr açucar
- 300 gr côco ralado
- 150 gr manteiga
- 9 ovos
- raspa de limão q.b.

Preparação:
Bater bem os ovos com o açucar até obter um aparelho volumoso. Derreter a manteiga e adicionar ao côco, adicionar também a casca de limão e envolver tudo com os ovos+açucar.
Num tabuleiro apropriado (convém ser rectangular e não muito fundo, o suficiente para fazer no máximo 2 dedos de altura) untar ligeiramente nas pontas e colocar papel vegetal com o lado brilhante para cima. Espalhar bem no tabuleiro e colocar no forno a 200ºC até a parte de cima parecer solidificar. Se o forno for um pouco irregular, o melhor será virar o tabuleiro a meio. Retirar, deixar arrefecer só um bocado ao ponto de possibilitar o enrolar com as mãos - à medida que se enrola, retira-se o papel vegetal, não é preciso desenformar por cima de um pano com açucar ou algo do género porque como o côco ralado concentra-se no fundo, a parte superior parece doce de ovos - tal e qual o quindim - o que constitui o recheio. No fim, enrolar tudo como um rebuçado com o papel vegetal e deixar arrefecer no frigorífico para consolidar o formato.

É delicioso, altamente calórico, mas apto para celíacos uma vez que não tem glúten :)

No comments:

Post a Comment